Sobre a habilidade de exercer influência e usar os outros: seus aspectos prudenciais e suas implicações morais

Kant e-prints

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ISSN: 1677-163X
Editor Chefe: Daniel Omar Perez
Início Publicação: 01/01/2002
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

Sobre a habilidade de exercer influência e usar os outros: seus aspectos prudenciais e suas implicações morais

Ano: 2020 | Volume: 15 | Número: 2
Autores: L. G. das M. Muniz
Autor Correspondente: L. G. das M. Muniz | [email protected]

Palavras-chave: Kant, prudência, antropologia, pedagogia, moral.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Alguns intérpretes da filosofia prática kantiana fazem menção à prudência considerando-a, sobretudo,dentro de um aspecto específico referido por Kant, a saber:a habilidade de exercer influência e fazer uso dos outros. Porém, há uma leitura negativa dessa concepção de prudência por parte de alguns desses estudiosos, a qual não confere o devido valor e importância a esta habilidade. O objetivo deste artigo é discutir o significado desta concepção de prudência e mostrar, a partir de uma interpretação baseada nos textos kantianos, como a prudência tem um papel relevante no trato entre sujeitos, mas também como este aspecto ocupa um lugar importante no ensino antropológico kantiano e dentro de sua pedagogia. Mostramos que a prudência não deve ser confundida com a habilidade de enganar os outros. Mas, pelo contrário, a prudência deve ser tomada como uma habilidade importante para as relações humanas e mesmo fundamentalna educação moral.



Resumo Inglês:

Some interpreters of Kantian practical philosophy mention prudence considering it mainly within a specific aspect referred to by Kant, namely: the ability to exert influence and make use of others. However, there is a negative reading of this conception of prudence by some of these scholars, which does not give due value and importance to this skill. The article aimsto discuss the meaning of this conceptionof prudence and to show, from an interpretation of Kantian texts, how prudence plays an important role in the social intercourse between subjects, but also how this aspect occupies an important place in Kantian anthropological teaching and within your pedagogy. We have shown that prudence should not be confused with the ability to deceive others. On the contrary, prudence must be taken as an important skill for human relations and even fundamental in moral education.