Sobre la justificación para introducir el concept de 'fin natural' (Naturzweck) en la investigación de la naturaleza según la ''Kritik der urteilskraft''

Kant e-prints

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ISSN: 1677-163X
Editor Chefe: Daniel Omar Perez
Início Publicação: 01/01/2002
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

Sobre la justificación para introducir el concept de 'fin natural' (Naturzweck) en la investigación de la naturaleza según la ''Kritik der urteilskraft''

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: N. A. Lerussi
Autor Correspondente: N. A. Lerussi | [email protected]

Palavras-chave: Kant, fim natural, ciência natural.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Na seção §65 da Kritik der teleologischen Urteilskraft, Kant expõe a noção de “fim natural”. Ao longo da seção, Kant aponta duas condições pelas quais nós estaríamos autorizados a introduzir o conceito acima mencionado na investigação da natureza. Devido a essa autorização ganhamos pela primeira vez uma base para uma teleologia na ciência da natureza. Contudo as duas condições em questão não são provadaspelo filósofo na seção §65. Neste artigo mostramosque é possível reconstruir a prova que justifica a introdução do conceito de “fim natural” na ciência da natureza se levarmos em conta as seções §§ 74, 75 e 77da Dialektik der teleologischen Urteilskraft. Defendo quesomos autorizados a usar o conceito de “fim natural” no campo da ciência natural se tivermos em mente não somente a peculiaridade discursiva (Eigentümlichkeit) de nossas faculdades de conhecimento –conforme apontado pela interpretação convencional –mas também seu escopo (Umfang) e limites (Schranken).



Resumo Inglês:

In the section §65 of the Kritikder teleologischen UrteilskraftKant expounds the notion of `natural end ́ (Naturzweck). Towards the end of the section Kant points out two conditions by which we would be authorized to introduce the above mentioned concept in the investigation of nature. By means of this authorization we gain for the first time a ground for a teleology in the science of nature. Nevertheless the two conditions in question are not proved by the philosopher in the section §65. In the following paper I show that it is possible to reconstruct the proof that justifies the introduction of the concept of `natural end ́ in the science of nature if we take into account the sections §§ 74, 75and77 of the Dialektik der teleologischen Urteilskraft. I defend that we are legitimized to use the concept of `natural end ́ in the frame of natural science if we have in mind notonly the discursive peculiarity (Eigentümlichkeit) of our faculties of knowledge –as is pointed out by the “mainstreaminterpretation”-but also theirscope (Umfang) and limits (Schranken).



Resumo Espanhol:

En la sección §65 de la Kritik der teleologischen Urteilskraft,Kant se ocupa fundamentalmente de exponer la noción de `fin natural ́(Naturzweck). Hacia el final delamisma secciónKant señala dos condiciones por las cuales estaríamos autorizados a introducir dicho concepto en la investigación de la naturaleza. Mediante dicha autorización se ofrece por primera vez un fundamento para una teleología en la ciencia de la naturaleza. Sin embargo, las dos condiciones mencionas no son probadas por el filósofo en aquella sección. En el trabajo a continuación mostraremos que es posible reconstruir la prueba que justifica la introducción del concepto de `fin natural ́ en la ciencia de la naturaleza si tomamos en consideración las secciones §§74, 75 y 77 de la Dialektik der teleologischen Urteilskraft. Defenderemos que estamos legitimados a usar el concepto en cuestión en el marco de la ciencia natural si tenemos a la vistano sólo la índole o peculiaridad (Eigentümlichkeit) discursiva de nuestras facultades de conocimiento -según sostiene la “interpretación habitual”de la cuestión-sino ademásel alcance (Umfang) y las limitaciones (Schranken) de las mismas.