O trabalho analisa o discurso de um texto cientÃfico sobre comportamento de macacos-prego, o qual discute o senso de justiça em primatas não humanos, utilizando como parâmetros descritivos das reações dos animais conceitos da economia clássica liberal. Discutimos o papel da ideologia (ou superestruturas) na explicação da realidade pelos cientistas, em especial a polissemia do termo natural – assumindo tanto o sentido de relativo à natureza quanto o de algo conforme o esperado. Consideram-se as contribuições de Bakhtin, Marx, Engels, Gramsci e Gould para uma apreciação sobre o método diversa da postura empirista: postula-se que o método é uma mediação capaz de fazer da ciência um universal humano, ou seja, deve permitir que qualquer ser humano possa, compartilhados os requisitos de linguagem, chegar a conclusões em comum a partir do raciocÃnio de outro ser humano com o qual não possui qualquer outra semelhança.
The aim of this paper is to analyze the discourse of a scientific text on capuchin monkey's behavior, which discusses non-human primates’ fairness sense with classic liberal economy concepts as parameters. Based on the contribution of Critical Discourse Analysis, we discuss the role played by ideology (conceived as superstructure) to conform reality explanations, particularly the polissemic term natural. The latter could be interpreted either as relative to the nature or as something expected. We consider the contributions of Bakhtin, Marx, Engels, Gramsci and Gould for a reflection on method other than the empiricist approach, assuming the method as mediation capable of making any human being who shares language requirements reach common conclusions.
El trabajo analiza el discurso de un texto cientÃfico sobre el comportamiento de los monos capuchinos, que aborda el sentido de la justicia en los primates no humanos, utilizando como parámetros descriptivos de las reacciones de los animales conceptos de la economÃa clásica liberal. Discutimos el papel de la ideologÃa (o superestructuras) en la explicación de la realidad por los cientÃficos, especialmente la polisemia del término natural - asumiendo tanto el sentido de relativo a la naturaleza cuanto o de algo según el esperado. Tenemos en cuenta los aportes de Bakhtin, Marx, Engels, Gramsci y Gould para una apreciación del método diverso de la postura empirista: postulamos que el método es una mediación capaz de hacer de la ciencia un universal humano, es decir, debe permitir a cualquier ser humano que pueda, desde los requisitos lingüÃsticos compartidos, llegar a conclusiones en comunes a partir del razonamiento de otro ser humano con quien no tiene ninguna similitud.