Em seu documentário ‘Identidade de nós mesmos’ (Alemanha-França, 1989), o diretor Wim Wenders se vê confrontado com o processo criativo de um outro artista - o estilista Johji Yamamoto -, com uma outra arte - a moda - e com uma outra cultura - a japonesa. A partir deste Outro tão flagrante, Wenders é instigado a repensar questões relativas à própria identidade da sua arte e de si mesmo como artista. ‘O que seria isto, identidade?’, ele se pergunta na abertura do filme, fazendo emergir neste contexto a questão do autor. É a partir dessa questão que este estudo se desdobra, retomando as discussões sobre a autoria no campo do cinema, em torno da chamada politique des auteurs, e da literatura, em torno das ideias de Michel Foucault e Roland Barthes, e procurando ver como elas reverberam nas questões postas por Wenders em seu filme.
On his documentary ‘Notebook on Cities and Clothes’ (GermanyFrance, 1989), German director Wim Wenders confronts himself with a creative process of another artist – stylist Johji Yamamoto -, with another art – fashion and with another culture – the Japanese one. Facing such an outstanding Other, Wenders is lead to rethink the identity of his own art as well as of himself as an artist. ‘What is it, identity?’, he asks himself at the begining of his film, thus bringing about the notion of ‘author’. From this issue, the present study unfolds, retaking the discussions on authorship… both in the field of cinema – according to the so called politique des auteurs – and literary studies – as proposed by Michel Foulcault and Roland Barthes – seeking to view how the notion of ‘author’ reverberates throughout the issues posed by Wenders on his film.