A sobrevivência do caos ou ensaio sobre a forma do caos

Revista Visuais

Endereço:
Rua Elis Regina, 50 - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083854
Site: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/index
Telefone: (19) 3521-4000
ISSN: 2447-1313
Editor Chefe: Prof. Dr. Mauricius Martins Farina
Início Publicação: 03/08/2015
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A sobrevivência do caos ou ensaio sobre a forma do caos

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Maria Fernanda Bonfante Rosalem
Autor Correspondente: Maria Fernanda Bonfante Rosalem | [email protected]

Palavras-chave: Arte-ciência; Francis Alÿs; caos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A representação de fenômenos mobilizados por processos da natureza é recorrente nas mais diversas linguagens das artes visuais ao longo das narrativas da história da arte. Neste artigo partimos da interpretação do fenômeno do caos para motivarmos uma apresentação de parte da obra In a given situation (2010-2016), do artista Francis Alÿs, exibida durante a 32a Bienal de São Paulo (2016). São mobilizados a partir da fenomenologia da percepção, aspectos históricos dos estudos sobre o caos, bem como análises do processo criativo do artista. Delimitaremos uma proposta de percepção acerca da sobrevivência e retenção de possíveis formas na arte relacionadas historicamente com a ideia do caos, da catástrofe, da destruição.



Resumo Inglês:

The representation of phenomenona mobilized by nature processes is apellant at the most diverse artisticalmanifestations over the art history narratives. In this article we start from the chaos interpretation to motivate apresentation from part of the work made by Francis Alÿs, "In a given situation" (2010-2016), exhibited at the 32thBiennial of São Paulo (2016). Historical aspects from chaos studies are mobilized by perception phenomenology, aswell as the creative processes from the artist. We bound a propose around some kind of a survival and retention ofposible forms in arts related historically with the chaos idea, catastrophe, destruction.



Resumo Espanhol:

A representação de fenômenos mobilizados por processos da natureza é recorrente nas mais diversas linguagens das artes visuais ao longo das narrativas da historia da arte. Neste artigo partimos da interpretação do fenômeno do caos for motivarmos uma apresentação de parte da obra En una situación dada (2010-2016), el artista Francis Alÿs, exibida durante una 32a Bienal de São Paulo (2016). São movilizados a partir de la fenomenología de la percepción, aspectos históricos de los estudios sobre los caos, como análisis de procesos críticos del artista. Delimitaremos una propuesta de percepción acerca de la supervivencia y la retención de posibles formas de arte relacionadas históricamente con una idea del caos, la catástrofe, la destrucción.