Sociologias das imagens em perspectivas: miradas epistêmicas em experiências sul-americanas

Lumina

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Telefone: (32) 2102-3601
ISSN: 19814070
Editor Chefe: Gabriela Borges Martins Caravela
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Sociologias das imagens em perspectivas: miradas epistêmicas em experiências sul-americanas

Ano: 2023 | Volume: 17 | Número: 3
Autores: Daniel Macêdo
Autor Correspondente: Daniel Macêdo | [email protected]

Palavras-chave: Sociologia, Imagem, Fotografia, Silvia Rivera-Cusicanqui, José de Souza Martins

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Ao tomar visualidades como expressões de conhecimentos sociais, a boliviana Silvia Rivera-Cusicanqui e o brasileiro José de Souza Martins publicaram, respectivamente, as obras Sociología de la imagen: miradas ch'ixi desde la historia andina (2015) e Sociologia da Fotografia e da Imagem (2016) a fim de demarcarem fundamentações para reembasar as relações entre as sociologias praticadas com imagens. Fruto de reflexões acadêmicas críticas à episteme moderna e a partir de experiências docentes em instituições radicadas na América do Sul, as publicações convocam deslocamentos do uso objetual da fotografia realizado pelas ciências sociais e humanas enquanto um ‘documento do real’ para percebê-la enquanto uma elaboração entremeada por agências dos envolvidos nos atos de inscrição e de leitura. Com este artigo, retoma-se as proposições apresentadas nestas obras para, com elas, discutir os tensionamentos constituintes das inscrições visuais e constituídos na leitura das imagens que atravessam incursões de pesquisa praticadas com fotografias; bem como, a partir das instabilidades configuradoras das imagens, devir outras angulações que reconheçam o jogo simbólico e performático cadente nas dinâmicas sociológicas ao com elas se relacionar e a partir delas radicar saberes.



Resumo Inglês:

By taking visualities as expressions of social knowledge, Bolivian Silvia Rivera-Cusicanqui and Brazilian José de Souza Martins published, respectively, the works Sociología de la imagen: miradas ch'ixi desde la historia andina (2015) and Sociologia da Fotografia e da Imagem (2016) in order to demarcate grounds for rethinking the relations between sociologies practiced with images. Resulting from critical academic reflections to the modern episteme and from teaching experiences in institutions based in South America, the publications call for displacements of the objectual use of photography performed by social and human sciences as a "document of the real" to perceive it as an elaboration interwoven by agencies of those involved in the acts of inscription and reading. With this article, we resume the propositions presented in these works in order to discuss the tensions constituting the visual inscriptions and constituted in the reading of images that cross research incursions practiced with photographs; as well as, from the instabilities that configure the images, to develop other angles that recognize the symbolic and performative game in the sociological dynamics when relating to them and from them to root knowledge.