O presente artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa feita com relação ao gênero musical funk, levando em consideração que ele é um ritmo importado, mas bastante popular nas manifestações artísticas que nasceram das comunidades periféricas do Brasil –e ainda sim bastante estigmatizado por parte da população. Portanto, pretende-se desmitificar preconceitos existentes e aproximar o funk do ensino de história nas escolas públicas. Optou-se aqui por uma metodologia do tipo bibliográfica, dentro de uma abordagem qualitativa, a partir da leitura reflexiva e interpretativa de alguns autores como Oliveira (2017), Arnodtl (2019), Ribeiro (2018) e Bittencourt (2008). Concluímos nesse artigo que o preconceito e a marginalização do funkestão ligados às raízes doracismo e que a utilização deste ritmo, no ensino de história, é importante para a valorização da cultura local, além de fugir de um ensino tradicional, possibilitando a entrada de um elemento inovador que aproximaria professores e alunos por meio da música.
This article aims to present a research about the Brazilian musical genre funk, taking into consideration that it is an imported rhythm that became very popular in the artistic manifestations that were born in the favelas of Brazil, and that is still stigmatized by a large amount of the population. Therefore, we intend to demystify pre-existent prejudices, and bring funk closer to the history teaching in public schools. We opted for a bibliographic methodology, within a qualitative approach from an interpretative and reflexive reading of authors such as, Oliveira (2017), Arnodlt (2019), Ribeiro (2018), and Bittencourt (2008).We concluded through this article that the prejudice and marginalization of funk are tied to the roots of racism, and that the use of this rhythm in history lessons is important to the valorization of the local culture, in addition to escaping from traditional education, allowing the entry of an innovative element that would bring together teachers and students through music.