Som e verdade: pesquisa interdisciplinar em som e composição musical

Revista da Tulha

Endereço:
Rua Prof. Dr. Olivier Toni, s/n - Monte Alegre (Cidade Universitária)
Ribeirão Preto / SP
14040-900
Site: http://www.revistas.usp.br/revistadatulha/index
Telefone: (16) 3315-0102
ISSN: 2447-7117
Editor Chefe: Marcos Câmara de Castro; Eliel Almeida Soares
Início Publicação: 02/01/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Som e verdade: pesquisa interdisciplinar em som e composição musical

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: Paulo César de Amorim Chagas
Autor Correspondente: Paulo César de Amorim Chagas | [email protected]

Palavras-chave: Som, Tecnologia, Tortura, Paradigma, Aparelho.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo examina alguns aspectos da minha recente pesquisa interdisciplinar em fenomenologia do som e composição musical, a qual explora questões filosóficas, culturais, sociais e políticas, e estabelece um diálogo subjetivo e multipolar com a tecnologia. As novas formas de escuta mediadas tecnologicamente, os novos processos de produção, manipulação e transformação do som ocupam nossos espaços físicos e existenciais. Wittgenstein sugere que o som é apenas a superfície da música e que a obra musical esconde algo mais profundo que dificilmente pode ser descrito por modelos lógico-filosóficos ou teorias científicas. Como ilustração do meu trabalho de composição, discuto algumas ideias da minha obra A Geladeira (2014), oratório digital que tematiza a minha experiência de tortura durante a ditadura militar no Brasil e reflete sobre o conceito de absurdo da filosofia existencial de Camus. A fenomenologia da consciência do tempo de Husserl respalda minha pesquisa em fenomenologia do som focada na música eletroacústica. Com base nas discussões de Kuhn, introduzo a ideia um paradigma eletroacústico como matriz disciplinar da música contemporânea. Examino o conceito de aparelho, sob os pontos de vista de Agamben e Flusser, como uma noção chave para se compreender a atual fase do capitalismo e as estruturas de comunicação e criatividade da sociedade cibernética. Finalmente, discuto a visão de que a verdade é a essência da arte, a partir de Heidegger. A arte nos ajuda a desenvolver uma nova compreensão do ser, que se distancia da experiência estética moderna de um objeto de arte para uma abordagem pós-moderna da obra de arte. A universidade é um ambiente privilegiado para observar conexões interdisciplinares entre disciplinas artísticas e as interseções entre arte, tecnologia e sociedade, superando a interpretação e disseminação de conhecimentos científicos e humanísticos e oferecendo múltiplas perspectivas para o avanço da pesquisa e do pensamento crítico.



Resumo Inglês:

This  article  examines  some  aspects  my  recent  interdisciplinary  research  on  sound  phenomenology  and  musical  composition,  which  explores philosophical, cultural, social, and political issues and engage a  subjective  and  multipolar  dialog  with  technology.  New  forms  of technologically   mediated   listening,   new   processes   of   producing,   manipulating, and transforming sound shape our lives and occupy our physical and existential living spaces. Wittgenstein suggests that sound is only the surface of music and that the musical work conceals something more profound that can hardly be described by logical-philosophical models or scientific theories. As an illustration of my compositional work, I discuss some ideas of my work The Refrigerator (2014), digital oratorio that thematizes my experience of torture during the military dictatorship in  Brazil  and  reflects  on  Camus  existential  philosophical  concept  of absurdity.  Husserl’s  phenomenology  of  time  consciousness  supports  my research  on  sound  phenomenology  focused  on  electroacoustic  music.  Based  on  Kuhn’s  concept  of  scientific  paradigm,  I  draft  the  idea  of an  electroacoustic  paradigm  as  disciplinary  matrix  of  contemporary  music. I examine the concept of apparatus from the points of view of Agamben  and  Flusser  as  a  key  notion  for  understanding  the  current phase of capitalism and the structures of communication and creativity of the cybernetic society. Finally, I discuss Heidegger’s view of truth as the  essence  of  art.  Art  help  us  to  develop  a  new  understanding  of the being that moves from a modern aesthetic experience of an art object to a post-modern approach to the work of art. The university is a privileged environment to observe interdisciplinary connections between artistic disciplines and the intersections between art, technology, and society. The university’s role is not only to interpret and spread scientific and humanistic knowledge but to embrace cultural diversity by offering multiple perspectives for advancing research and critical thinking.