Somos todas Palhaços?

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Somos todas Palhaços?

Ano: 2023 | Volume: 1 | Número: 46
Autores: Daiani Cezimbra Severo Rossini Brum
Autor Correspondente: Daiani Cezimbra Severo Rossini Brum | [email protected]

Palavras-chave: palhaças, palhaço, pesquisa bibliográfica, atuação palhacesca, identidade de gênero no teatro

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No contexto da atuação palhacesca, que historicamente caminha lado a lado aos costumes e às ações de cada sociedade, propomos, no presente artigo, a seguinte questão: somos todas palhaços? No intuito de investigá-la, aliamo-nos às análises da autora Marilena Chauí (2021) sobre a sociedade brasileira, bem como às nossas experiências, seja com redes de mulheres palhaças, seja com pesquisas, atuações artísticas e processos formativos no contexto da atuação palhacesca. Diante da impossibilidade de identificação com uma resposta afirmativa para a questão apontada acima, analisamos o registro de pesquisas bibliográficas especificamente relacionadas, no campo científico, à  atuação de mulheres como palhaças, demonstrando que as mesmas são responsáveis pela edificação de importante, expressivo e crescente conhecimento contemporâneo na área.



Resumo Inglês:

In the context of clowning acting, which historically is related to the customs and actions of each society, we propose, in this article, the following question: are we all clowns? In order to investigate this issue, we combine the analysis of Marilena Chauí (2021) about Brazilian society to our experiences with networks of women clowns, with researches, artistic performances and formative processes related to the context of clowning acting. Faced with the impossibility of identifying an affirmative answer to the question raised at the beginning of this paper, we observe that the bibliographical research recorded here is carried out by a specific scientific field of women as clowns. Besides, we demonstrate that these women are responsible for building an important, expressive and growing area of ​​contemporary knowledge about clowning.



Resumo Espanhol:

En el contexto de la actuación clown, que históricamente va de la mano con las costumbres y acciones de cada sociedad, proponemos en este artículo la siguiente pregunta: ¿somos todos payasos? Para investigarlo, combinamos los análisis de la autora Marilena Chauí (2021) sobre la sociedad brasileña, así como nuestras experiencias, ya sea con redes de mujeres payasos, ya sea con investigaciones, actuaciones artísticas y procesos de formación en el contexto de la actuación. payaso. Ante la imposibilidad de identificarse con una respuesta afirmativa a la pregunta antes mencionada, analizamos el registro de investigaciones bibliográficas específicamente relacionadas, en el ámbito científico, con la actuación de las mujeres como payasas, demostrando que ellas son las encargadas de construir importantes, expresivas y creciente conocimiento contemporáneo en el área.