O artigo se insere no debate sobre a moda no contexto da mÃdia, atentando a partir de
três relações pertinentes: sociais, de consumo e como processo cultural. Para tanto,
analisa, a partir de cenas do filme “O Diabo veste Prada†(2006), condutas que se
retroalimentam e podem justificar, Ã luz do pensamento de Gilles Lipovetsky, porque o
senso de insatisfação, e conseqüente consumo em moda, nos conduz à busca incessante
por pertencimento. Trata-se de pertencer ao “cÃrculo†que representa a caracterização da
sociedade de consumo, por diferentes vieses, mais ou menos situados entre a moral
hedonista, materialista, fetichista e narcisista, pontuados na constante necessidade de
sedução e diversificação.
The article joins the debate about the fashion in the context of the media paying
attention to three relationships: social, consumer and as cultural process. It analyzes,
from scenes of the movie "The Devil wears Prada" (2006), ducts that feed themselves
and can justify in the light of the thought of Gilles Lipovetsky because the sense of
dissatisfaction leads to incessant search for belonging. It belongs to the "circle"
representing the characterization of the consumer society, for different biases, more or
less located between moral hedonistic, materialistic, narcissistic and fetishistic,
punctuated in constant need of seduction and diversification.