Sons, corpo, sensibilização: diálogos entre a música e a educação ambiental

REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental

Endereço:
Av. Itália, s/n, Km 08 Campus Carreiros - Carreiros
Rio Grande / RS
96201-900
Site: http://www.seer.furg.br
Telefone: (53) 32364-0888
ISSN: 15171256
Editor Chefe: Vilmar Alves Pereira
Início Publicação: 01/07/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Sons, corpo, sensibilização: diálogos entre a música e a educação ambiental

Ano: 2009 | Volume: 22 | Número: 1
Autores: Andréia A. Marin, Cláudio Avanso Pereira
Autor Correspondente: Andréia A. Marin | [email protected]

Palavras-chave: Música, educação ambiental, experiência estética, sensibilização, music, environmental education, aesthetic experience, awareness

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente ensaio trata da percepção ambiental, mais precisamente do sujeito percepiente que é afetado pelos fenômenos do meio em que se insere. O foco das reflexões é a dessensibilização dos sentidos provocada por modos de viver na atualidade e a defesa de uma ressignificação da corporeidade na criação de novas subjetividades, novos modos de viver e novas formas de relação com o meio e com o outro. A estrutura argumentativa passa pelas reflexões fenomenológicas de Merleau-Ponty e de alguns pensadores da teoria estética, pelas quais tentamos destacar: a diluição de uma consciência destacada do mundo; a importância da corporeidade no fenômeno da percepção; a necessidade de ressensibilização dos sentidos na construção de novas subjetividades e novos modos de relação com o meio e com o outro. Perseguindo a elucidação desse foco, tratamos da arte, especialmente da música, tanto como oportunidades de sensibilização quanto como experiência de indeterminações que podem ressignificar nossas concepções de educação ambiental.



Resumo Inglês:

This essay deals with environmental perception, more precisely the subject perceivers that is affected by the phenomena of the environment in which it is embedded. The focus of reflexions is the desensitization of the senses caused by the current ways of living and the defense of a re of the corporality in the creation of new subjectivities, new modes of living and new forms of relationship with the environment and with the other. The argumentative structure pass by phenomenological reflection of Merleau-Ponty and of some thinkers of aesthetic theory, for which we try to highlight: the dilution of a consciousness detached from the world, the importance of corporeality in the phenomenon of perception, the need of the awareness again the senses in the construction of new subjectivities and new forms of relationship with the environment and with the other. Chasing the elucidation of this focus, we treat about of art, especially music, as opportunities to raise awareness how like an experience of indetermination that can change out conceptions of environmental education.