Analisa as representações de esporte e
medicina na produção do artista norteamericano
Thomas Eakins, um dos
mais influentes e originais dos Estados
Unidos na transição dos séculos XIX e
XX. Parte do pressuposto de que
Eakins conseguiu traduzir
esteticamente um emaranhado de
representações relacionadas Ã
modernidade, entre as quais o prelúdio
da relação Ãntima, e na época ainda sui
generis, entre prática esportiva, saúde e
medicina, intermediado pela ideia de
espetáculo. Espera-se que este estudo
seja mais um contributo para a
promoção do que temos chamado de
uma arqueologia social do esporte, uma
prospecção de sua presença por entre
as redes e teias sociais.
The article analyzes representations of sport
and medicine in the output of the American
artist Thomas Eakins, one of the most
influential and original in the United States
during the transition between the
nineteenth and twentieth centuries. It is
based on the presupposition that Eakins
was able to translate esthetically a plethora
of representations related to modernity,
including the prelude to intimate
relationships and, in an age still sui
generis, the practice of sports, health and
medicine, transmitted through the idea of a
show. This study hopes to be one more
contribution to the promotion of what we
have called a social archeology of sports, a
prospecting of its presence among social
networks and webs.