Subjetividade e gêneros televisivos: a criação de efeitos patêmicos no gênero talk-show

e-scrita

Endereço:
Rua Prof. Alfredo Gonçalves Filgueiras, 537 Centro
Nilópolis / RJ
26.525- 060
Site: http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/RE/index
Telefone: (21) 2104-0450
ISSN: 2177-6288
Editor Chefe: Shirley de Souza Gomes Carreira
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Letras

Subjetividade e gêneros televisivos: a criação de efeitos patêmicos no gênero talk-show

Ano: 2011 | Volume: 2 | Número: 4
Autores: Maíra Avelar Miranda
Autor Correspondente: Maíra Avelar Miranda | [email protected]

Palavras-chave: Encenação discursiva; contrato de comunicação; talk-show

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nesse trabalho, pretendemos contextualizar o gênero talk-show numa
tipologia de gêneros televisivos, tentando demonstrar a relação entre o gênero estudado
e uma relação social de reconhecimento dele. Para tanto, analisaremos os dispositivos
gerais de encenação (mise en scène) discursiva dos talk-shows, analisando
especificamente o funcionamento do contrato de comunicação midiático no gênero em
questão e os desdobramentos gerados pela tensão entre credibilidade e captação inerente
a tal contrato, bem como a tensão entre realidade e ficção, própria do gênero talk-show.
Por fim, analisaremos o funcionamento das categorias teóricas propostas no talk-show
“Casos de família”, procurando demonstrar como as tensões aqui apontadas acabam por
criar um mito de democracia moderna em torno do talk-show.



Resumo Inglês:

In this work, we intend to contextualize the genre talk-show in a typology of
televisive genres. We will try to demonstrate the relation between the genre studied here
and a social relation of its recognition. In order to do this, we will analyze the talkshow’s
general devices of discursive staging(mise en scène), analyzing more
specifically the mediatic communicational contract operation in the referred genre how
the tension between credibility and audience capture, inherent to the communicational
contract, unfolds, as well as the tension between reality and fiction, characteristic of the
genre talk-show. Finally, we will analyze the operation of the proposed theoretical
categories in the Brazilian talk-show “Casos de Família (Family Stories), trying to
demonstrate how the tensions pointed here create a legend of the modern democracy
around the talk-show.