Este artigo apresenta a crÃtica da filosofia de Nietzsche à noção de sujeito derivada da tradição do pensamento metafÃsico. A crÃtica se apoia no perspectivismo afirmado pelo filósofo alemão, cuja noção de subjetividade que daà decorre corresponde a um “estilhaçamento†do sujeito concebido a partir dos critérios ontológicos da unidade e da identidade. Contra a ideia de um fundamento último, que garantiria um conhecimento verdadeiro, o perspectivismo de Nietzsche destitui qualquer possibilidade de verdade na medida em que compreende a subjetividade e a realidade num devir cuja mobilidade se deve ao aspecto plural das relações de força que as compõem.
This article presents the critique of Nietzsche’s philosophy to the notion of subject derived from the tradition of the metaphysical thought. This critique leans on the perspectivism affirmed by the German philosopher, whose notion of subjectivity that derives from this corresponds to a “splintering†of the subject conceived according to the ontological criteria of unit and identity. Against the idea of an ultimate basis that would guarantee a true knowledge, Nietzsche’s perspectivism deprives any possibility of truth when it conceives subjectivity and reality in a becoming whose mobility is due to the plural aspect of relations of power which constitutes them.