A SUBJETIVIDADE HUMANA ENTRE OS TIPOS SUPERIORES E INFERIORES

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ISSN: 19822928
Editor Chefe: Araceli Velloso
Início Publicação: 30/06/1996
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

A SUBJETIVIDADE HUMANA ENTRE OS TIPOS SUPERIORES E INFERIORES

Ano: 2011 | Volume: 16 | Número: 2
Autores: Vagner Silva
Autor Correspondente: Vagner Silva | [email protected]

Palavras-chave: subjetividade, pulsão, cultura, civilização

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo busca resolver a seguinte contradição do pensamento de Nietzsche: o homem possui uma constituição subjetiva pulsional, estas pul-sões, porém, são individuais, e o seu ser, o das pulsões, constitui-se da luta por mais poder (vontade de poder). O homem superior de Nietzsche (ho-mem culto e cultivado) é aquele no qual há harmonia nas pulsões, aquele que pode dar mais liberdade às suas mais terríveis pulsões, sem, no entanto, perder o controle sobre elas. Eis a contradição: se o homem superior exerce controle sobre as pulsões então elas não são harmônicas. Há, aqui, a incom-patibilidade entre harmonia e controle. Em outros termos: o homem superior é de fato o homem culto e cultivado de Nietzsche? Se a resposta pa-ra esta pergunta for sim, então neste homem reina a harmonia pulsional. Se, por outro lado, a resposta for não, então, para que este homem não se torne um bárbaro destruidor, perigoso para si e para os outros, é necessário que uma pulsão domine as demais. Todavia não se pode fugir à contradição: ou nele há harmonia ou há controle pulsional.



Resumo Inglês:

This article attempts to solve the following contradiction of Nietzsche's thought: man has a subjective drive constitution, these drives, however, are individuals, and its being (the being of the drives), is constituted for more power fight (the will to power). Nietzsche's superior man (educated and cultivated man) is that one, in which there is harmony in the drives, who can give greater freedom to its most terrible drives, without, however, loses the control over them. That is the contradiction: if man has to control the drives, they are not harmonics. There is incompatibility be-tween harmony and control. In other words, the superior man is indeed the man of culture and cultivated man of Nietzsche? If the answer to this ques-tion is yes, then, in this man, reigns the drives harmony. If, on the other hand, the answer is no, then, for this man does not become a barbarian de-stroyer, dangerous to himself and to others it is necessary that a drive dominates the others. However it is not possible to escape the contradiction: either there is harmony in human drive or control.