A sublime alegria dionisíaca em Ópera dos Mortos, de Autran Dourado

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Editor Chefe: Comissão Editorial
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

A sublime alegria dionisíaca em Ópera dos Mortos, de Autran Dourado

Ano: 2019 | Volume: 1 | Número: 14
Autores: C. M. M. de Sá
Autor Correspondente: C. M. M. de Sá | [email protected]

Palavras-chave: Apolíneo, Dionisíaco, Alegria, Nietzsche, Sublime, Trágico

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto apresenta uma reflexão sobre a intrínseca alegria do trágico conforme a filosofia nietzschiana. Para Nietzsche, o trágico não é fundamentado apenas na tristeza ou na inevitável conotação negativa associada a ele. O trágico, por meio da sobreposição de forças apolíneas e dionisíacas, tem a potência de revelar a alegria em sua forma mais plena, de sobrepujar a dor inerente à vida e a certeza de sua finitude, e de celebrar a existência em sua pujança. O romance Ópera dos mortos, de Autran Dourado, é o objeto de estudos escolhido por exemplificar a alegria do trágico da perspectiva nietzschiana. Ópera dos mortos faz parte da trilogia da Família Honório Cota e conta a história de Rosalina, herdeira única de um clã rural decadente, que tem seus instintos femininos mais íntimos cerceados pela sociedade patriarcal tradicionalista da cidade em que vive. Isolada na casa em ruínas, construída por duas gerações antepassadas e amparada significativamente por uma criada muda, Rosalina se vê, de repente, dividida. Inconscientemente, a protagonista busca harmonizar as características apolíneas legadas a ela pela criação austera dos pais e o inesperado amor dionisíaco, em uma intensa busca pelo sentido da vida em sua imanência e não além dela.



Resumo Inglês:

This text presents a reflection on the intrinsic joy of the tragic according to the Nietzschean philosophy. According to Nietzsche, the tragic is not exclusively based on the sadness or on the inevitable negative connotations associated with it. Through the superposition of Apollonian and Dionysian forces, the tragic has the power to reveal joy in its fullest form, to overcome the pain inherent in life and the certainty of its finitude, and to celebrate existence in its strength. The novel The voices of the dead, by Autran Dourado, is the object of studies chosen to exemplify the joy of the tragic on the Nietzschean perspective. The voices of the dead is part of the trilogy of the Honório Cota Family and tells the story of Rosalina, a unique heiress of a decadent rural clan, who has her most intimate female instincts tainted by the traditional patriarchal society of the city where she lives. Isolated in the ruined house, built by two generations of ancestors and supported significantly by a silent servant, Rosalina suddenly finds herself divided. Unconsciously, the protagonist seeks to harmonize the Apollonian characteristics bequeathed to her by the austere creation of her parents and the unexpected Dionysian love, in an intense search for the meaning of life in its immanence and not beyond it.