O artigo investiga a relação entre sujeição e agência em contextos institucionais hospitalares, a partir do relato autobiográfico de Lima Barreto. Escrito entre dezembro de 1919 e fevereiro de 1920, o Diário do hospício documenta as condições adversas enfrentadas pelo autor durante sua internação no Hospital Nacional de Alienados. O texto desvela as interpelações da instituição na constituição de sujeitos precarizados, mas também revela um importante processo de agência e aparição dos corpos figurantes. A análise do diário de Lima Barreto é fundamentada em teóricos como Foucault, Fassin, Preciado e Butler. Barreto utiliza a escrita como um meio de transfigurar os enquadramentos opressivos impostos pela instituição, apresentando suas experiências e reflexões sobre a vida no hospício. A narrativa, dividida em capítulos temáticos, abrange desde a descrição da instituição e seus funcionários até a análise pessoal de sua condição e interações com outros internos. O artigo argumenta que o diário de Lima Barreto, mais do que um testemunho de opressão, representa um processo narrativo que questiona e desafia os quadros morais estabelecidos que separam o normal do patológico. Nesse contexto, a escrita emerge como um dispositivo de agência que possibilita a reinvenção de si e a resistência aos processos de sujeição.
The article investigates the relationship between subjection and agency in hospital institutional contexts, based on Lima Barreto's autobiographical account. Written between December 1919 and February 1920, Diário do hospício documents the adverse conditions faced by the author during his hospitalization at the National Hospital for the Alienated. The text unveils the interpellations of the institution in the constitution of precarious subjects, but also reveals an important process of agency and the appearance of the backgrounded bodies. The analysis of Lima Barreto's diary is based on theorists such as Foucault, Fassin, Preciado, and Butler. Barreto uses writing as a means to transfigure the oppressive frameworks imposed by the institution, presenting his experiences and reflections on life in the asylum. The narrative, divided into thematic chapters, encompasses description of the institution and its staff as well as personal analysis of his condition and interactions with other inmates. The article argues that Lima Barreto's diary, more than a testimony of oppression, represents a narrative process that questions and challenges the established moral frameworks that separate the normal from the pathological. In this context, writing emerges as a device of agency that enables self-reinvention and resistance to processes of subjection