Conrad Ferdinand Meyer viveu entre 1825 e 1898, em Zurique na Suíça. Ao lado de Gottf ried Keller e Jeremias Gotthelf, é uma das mais importantes vozes da literatura suíça do século XIX. Com uma produção literária ampla, o autor escreveu romances, novelas e poemas. Este artigo se volta para sua obra poética, analisando dois poemas em que imagens se destacam como princípio fundamental na organização de seu fluxo de sentido. Imagens representam uma forma de mediar, mas também de apreender a realidade, construindo com palavras um par indissociável na prática epistemológica. Nessa esteira, o conceito de consciência icônica busca explicar como imagens impactam na formação de outras formas de conhecimento, além da representação linguística. A poesia de Conrad Ferdinand Meyer revela um desejo semelhante em pensar como imagens têm suas dinâmicas próprias no texto poético. Assim, com foco no fluxo entre superfície e profundidade, este artigo deseja discutir os poemas “Im Spätbot” e “Auf dem Canale Grande”, afim de analisar a relação entre imagens e palavras como fluxos icônicos nesses poemas. A discussão dos dois poemas deseja verificar de que modo representações visuais e verbais confluem, a fim de desvelar dimensões de sentido que permanecem num fluxo entre superfície e profundidade.
Conrad Ferdinand Meyer lived between 1825 and 1898, in Zurich, Switzerland. Along with Gottfried Kellerand Jeremias Gotthelf, he is one of the most important voices in 19th century Swiss literature. With a wide literary production, the author wrote novels, novellas and poems. This article focuses on his poetic work, analyzing two poems in which images stand out as a fundamental principle in the organization of their flow of meaning. Images represent a way of mediating, but also of apprehending reality, building with words an inseparable pairin epistemological practice. In this context, the concept of iconic consciousness seeks to explain how images have an impact on the formation of other forms of knowledge, besides linguistic representation. Conrad Ferdinand Meyer's poetry revealsa similar desire by thinking about how images have their own dynamics in the poetic text. Thus, with a focus on the flows between surface and depth, this article wishes to discuss the poems "Im Spätbot" and "Auf dem Canale Grande", in order to analyze the relations hipbetween images and words as iconic flows, in these poems. The discussion of the two poems aims to verify how visual and verbal representations come together, in order to reveal dimensions of meaning that remain in a flow between surface and depth.