Suvorov (1940), de Pudovkin: o cinema soviético e o conservadorismo no exército vermelho

Revista Ágora

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ISSN: 1980-0096
Editor Chefe: Adriana Pereira Campos e Kátia Sausen da Motta
Início Publicação: 01/01/2005
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História

Suvorov (1940), de Pudovkin: o cinema soviético e o conservadorismo no exército vermelho

Ano: 2020 | Volume: 31 | Número: 3
Autores: M. W. Franciscon
Autor Correspondente: M. W. Franciscon | [email protected]

Palavras-chave: Pudovkin, Suvorov, Realismo socialista, Sócio-história cinematográfica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Ao contrário do que aponta a maior parte da historiografia, a reorganização do Exército Vermelho não se deu durante a Batalha de Stalingrado. Tampouco foi obra desenraizada, concebida e imposta rapidamente por um tirano. Ela se inscreve num processo mais lento, iniciado com a década de 1930. O governo soviético lançou uma campanha pelas reformas ainda em 1940, inclusive com o uso do cinema. Apesar da pressão financeira, legal e física sobre os cineastas, jamais conseguiu exercer um controle absoluto. O cinema, como aponta Marc Ferro, abre uma janela para uma visão minuciosa de uma sociedade, que poderia passar despercebida sem o uso dessa fonte. O filme Suvorov (1940), dirigido pelo cineasta soviético Vsevolod Pudovkin, permite realizar uma análise segundo aperspectiva mencionada acima.



Resumo Espanhol:

Contrary to what points most of the historiography, the reorganization of the Red Army did not happen during the Battle of Stalingrad. Nor was uprooted piece, conceived and quickly imposed by a tyrant. She is part of a slower process, which began with the 1930’s. The Soviet government launched a campaign for reform yet in 1940, including the use of cinema. Despite the financial pressure, legal and physical on the filmmakers, was never able to exercise absolute control. Cinema, as pointed out by Marc Ferro, opens a window to a detailed vision of a society that could go unnoticed without the use of this source. The film Suvorov (1940), directed by Soviet filmmaker Vsevolod Pudovkin, allows for an analysis from the perspective mentioned above.