Muitos milagreiros de cemitério estão espalhados pelo território Brasileiro e já fazem parte da vida religiosa de homens e mulheres de todas as categorias e classes sociais. Um dos casos é o da Cigana Sebinca Christo. Morreu e foi enterrada em Lages, município da região serrana de Santa Catarina. O preconceito que ao longo dos séculos se construiu em relação aos ciganos é esquecido pelos devotos de Sebinca Christo, que para melhor se relacionar com a sua milagreira, criam gestos e narrativas para qualificar sua devoção. Os devotos constroem a cigana. Em outro extremo está à família Christo que também a cultua, mas de forma diferente, não aceitando as versões de sua morte trágica descrita na imprensa e nas falas dos não ciganos que nela creem. Em seu túmulo encontramos elementos de diversas práticas da religiosidade, desde velas até bebidas alcoólicas, transformando sua sepultura num mosaico devocional. Sebinca continua viva nas narrativas dos ciganos e dos não ciganos, operando milagres e graças e fazendo com que sua fama continue a se espalhar por diversas regiões do país.
Many cemetery miracle workers are scattered throughout the Brazilian territory and are now part of the religious life of men and women of all social classes and categories. One of these cases is the Gypsy Sebinca Christo. She died and was buried in Lages, which is a municipality in the mountainous region of Santa Catarina. The prejudice which for centuries was constructed towards Gypsies is overlooked by devotees of Sebinca Christo, who to better relate to their miracle worker, create gestures and narratives to describe their devotion. Such devotees construct the said Gypsy. At the other extreme is the family Christo, who also worship her, but in a different way, not accepting the versions of her tragic death described in the press and in the speeches of non-Gypsies who believe in her . In her tomb several elements of religious practices are found renging from candles to alcohol, turning her grave into a devotional mosaic. Sebinca is still alive in the narratives of Gypsies and non-Gypsies, working miracles and graces as well as causing her fame to continue spreading in various regions of the country.