Este texto oferece uma descrição condensada de pesquisa desenvolvida junto às comunidades quilombolas do norte do estado de Minas Gerais, na qual se consideram as manifestações de batuques festivos como atos de reafirmação da negritude e instrumentos de luta política articulada pelas comunidades negras na validação de seus territórios ancestrais e no combate às permanentes ações de exclusão e discriminação que se lhes impõe pela sociedade e o Estado brasileiro. Apresenta-se uma contextualização histórica do que se considera o “território negro da jahyba”, sequenciada pela descrição dos festejos culturais realizados por algumas das comunidades quilombolas da região, ora em contextos familiares e locais, ora em espaços e festas públicas das cidades circunvizinhas e mesmo na Praça dos Três Poderes em Brasília. Teoricamente os batuques são analisados enquanto “atos etnográficos” dadas sua performatividade, transmissão de valores e reprodução de relações sociais.
This text provides a brief description of research profile along the quilombos communities in the north of the state of Minas Gerais, in which we consider the manifestations of festive drumming as acts of reaffirmation of blackness and political struggle instruments articulated by black communities in validating their ancestral territories and in fighting the permanent actions of exclusion and discrimination that are imposed on them by Brazilian society and the State of Brazil. Presents a historical overview of what is considered the ' black territory of jahyba', sequenced by the description of cultural celebrations held by some of the quilombos communities in the region, sometimes in family and local contexts, sometimes in public spaces and parties of the neighboring cities and even in the Three Powers Square in Brasilia. Theoretically the drums are analyzed as "ethnographic acts" given its performativity, transmission of values and reproduction of social relations.