Tango, Samba e Identidades Nacionais: Semelhanças e Diferenças nos Mitos Fundadores de “Mi Noche Triste” e “Pelo Telefone”

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ISSN: 19822391
Editor Chefe: [email protected]
Início Publicação: 31/08/1994
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

Tango, Samba e Identidades Nacionais: Semelhanças e Diferenças nos Mitos Fundadores de “Mi Noche Triste” e “Pelo Telefone”

Ano: 2010 | Volume: 17 | Número: 2
Autores: Hugo Rodolfo Lovisolo, Ronaldo Helal
Autor Correspondente: Hugo Rodolfo Lovisolo | [email protected]

Palavras-chave: tango, samba, identidades nacionais

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo é iniciar uma análise comparativa entre a dimensão simbólica do tango e do samba entendidos como fenômenos usados na “construção” das identidades na Argentina e no Brasil. Para isso tomaremos como ponto de partida os momentos considerados fundamentais na história “oficial” dos gêneros musicais: as respectivas inaugurações do samba canção e do tango canção que foram as canções “Pelo Telefone” e “Mi Noche Triste. Tango e samba são gêneros musicais que construíram, na Argentina e no Brasil, uma dimensão significativa das respectivas identidades nacionais. Os dois dividem três importantes características desde a origem: a) surgem nas camadas marginais ou populares da sociedade, quer dizer, emergem da periferia ou desde as camadas baixas da sociedade e ascendem aos estratos mais refinados e, praticamente, b) no mesmo período histórico e, por último, c) estão relacionados a cidades que eram, ou, ainda são capitais de países e que, de forma distinta, lidavam, no começo do século XX com problemas de unidade e identidade nacional. No entanto, as semelhanças iniciais não se sustentam após uma olhada mais analítica. Suspeitamos que há poucas coisas em comum, com relação a 1917, entre o tango “Mi Noche Triste” e o samba “Pelo Telefone”, considerados como fundadores dos gêneros.



Resumo Inglês:

Our goal is to begin a comparative analysis of the symbolic dimension of tango and samba understood as phenomena used in the “construction” of identities in Argentina and Brazil. For this, we take as a starting point the key moments considered fundamentals in the “official” stories of these musical genres: the respective beginnings of samba song and tango song which were the songs “Pelo Telefone” and “Mi Noche Triste. Tango and samba are music genres that built in Argentina and Brazil a significant dimension of their national identities. They share three important characteristics from its origins: a) they were born in the marginal or popular strata of society, that is to say, they emerged from the periphery or from the lower strata of society, and arose to the more refined strata almost in the same period and b) they are related to cities that were, or still are, capitals of countries and, in different ways, dealt in the early twentieth century with problems of unity and national identity. However, the initial similarities are not sustained after an analytical analysis. In fact, we suspect that there are few things in common between the tango “Mi Noche Triste” and the samba “Pelo Telefone”, considered the founders of the genres.