O artigo tem como propósito realizar uma análise fílmica a partir da taxonomia de Deleuze, precisamente em seu estudo sobre imagem-movimento, que consiste em verificar na montagem de um determinado filme, os enquadramentos utilizados e analisar através de sua taxonomia (afecção, ação e percepção) os efeitos que esta causa num/a determinado/a espectador/a. O filme A Garota Dinamarquesa, por sua vez, retrata a história de Lili Elbe, uma das primeiras transexuais a se submeter à cirurgia de redesignação sexual, a partir disso, interessa-nos, além da análise fílmica, compreender as relações de gênero construídas no filme. Para isso, debruçamo-nos sobre os estudos queer, precisamente, em alguns conceitos de Judith Butler. Percebemos que as teorias apresentadas se fazem valer mais fortemente na passagem imagética da montagem do filme e enquadramento, ao mesmo tempo em que roteiro e fala são menos explícitos nesse aspecto.
The paper has as its purpose accomplish a film analysis by the Deleuze taxonomy, precisely in his studies of image-movement, that consists in to verify the cut of any movie, its framework and analyze through a taxonomy (affection, action, and perception) the effects that a movie can cause in any viewer. The movie chosen for the analysis is The Danish Girl, that shows the story of Lili Elbe, one of the first transexuals that are submitted to a sexual reassignment surgery; from that, interest us, beyond the film analysis, understand the gender relations built in the movie. For that, we lay down over queer studies, precisely over Judith Butler concepts. We perceive that the presented theories are more visible in the imagetic movement of the movie cut and its framework, at the same time that the script and speech are less explicit in this aspect.