Este é um relato de experiência sobre uma trajetória de aproximação ao povo Huni
kuĩ pelo viés da estética relacional, com o objetivo de suprir uma escassez dos saberes
tradicionais nos espaços formais de educação. Para enriquecer o encontro de alteridades,
houve o processo reflexivo “Teatro com a floresta”, visando potencializar o acontecimento
teatral pelo viés ecológico. Três eixos emergiram desse processo: o público, a socialidade e o
espaço. Como meio prático dessa busca foram utilizados o teatro de João Redondo e o teatro
de Lambe-Lambe dentro do ambiente tradicional da comunidade, a floresta. Os principais
autores utilizados foram: Nicolas Bourriaud (2009), André Carreira (2009, 2013), Els Lagrou
(2002, 2010) e Fritjof Capra (1997).
This is the report of a trajectory of approximation to the Huni kuĩ people through relational aesthetics, with the objective of supplying a scarcity of traditional knowledge in formal spaces of education. To enrich the encounter of alterities, there was the reflexive process “Theatre with the forest”, aiming to enhance the theatrical event through an ecological perspective. Three axes emerged from this process: the public, the sociality, and the space. As a practical means of this search, the theatre by João Redondo and the theatre by Lambe-Lambe were used within the traditional environment of the community, the forest. The main authors mobilized were Nicolas Bourriaud (2009), André Carreira (2009, 2013), Els Lagrou (2002, 2010) and Fritjof Capra (1997).