Este artigo aborda três estudos de caso pertinentes às práticas do teatro comunitário estabelecendo conexões além-fronteiras. Objetiva cruzar possíveis informações relacionadas a três grupos teatrais remanescentes, criados a partir da década de 1970, e que desenvolveram uma forma peculiar de sustentabilidade. São eles: Grupo Grita (Brasil); Grupo de Teatro do Centro Cultural Português (Cabo Verde); Grupo de Teatro As Avozinhas (Portugal). Foram averiguados os contributos dessas experiências na perspectiva de incorporar novas abordagens e conceitos para a formação e fortalecimento cívico e artístico das gerações futuras, para que novos grupos de teatro descubram formas criativas e sustentáveis de manter suas produções artístico-culturais aliadas às suas convicções.
This article addresses three case studies related to theater practices associated with cross-border connections. It aims to cross possible information related to three remaining theatrical groups, created from the 1970s and to develop a peculiar form of sustainability. They are: Grita Group (Brazil); Theater Group of the Portuguese Cultural Center (Cape Verde); As AvozinhasTheater Group (Portugal). The following contributions from these perspectives were calculated in order to incorporate new approaches and concepts for the formation and civic and artistic strengthening of future perspectives, for new theater groups to discover creative and sustainable ways of maintaining their cultural artistic productions combined with their convictions.