Teatro De Animação: Relações Didáticas e Pedagógicas

DAPesquisa

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ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Teatro De Animação: Relações Didáticas e Pedagógicas

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 8
Autores: Alex de Souza
Autor Correspondente: Alex de Souza | [email protected]

Palavras-chave: Teatro de Animação, Teatro Didático, Pedagogia, Escola

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo trata do teatro de animação brasileiro, mais especificamente no que concerne
ao desenvolvimento desse tipo de teatro no meio escolar. Percebe-se que no Brasil
a incursão do teatro de animação nos meios de ensino propiciou a essa arte uma consistente
proliferação da linguagem, ampliando o campo de atuação de artistas e atingindo
maior público. Contudo, a rápida difusão ocorrida no meio escolar, principalmente entre as
décadas de 1950 e 1970, propiciou a criação de pré-conceitos que de certa forma fragilizaram
o teatro de animação enquanto forma artística, atribuindo-lhe fortemente a função de
“ferramenta didática” escolar. As reflexões propostas neste artigo partem das análises de
materiais bibliográficos relacionados à história do teatro de animação brasileiro, ao ensino
de teatro, à pedagogia, além das observações de espetáculos em circulação na atualidade
com foco na programação das quatro primeiras edições do Festival Internacional de Teatro
de Animação de Florianópolis – FITAFloripa.



Resumo Inglês:

This article studies Brazilian puppetry, specifically concerned with its development within
the educational setting. In Brazil, the incursion of puppetry within the teaching environment,
has allowed the language of this art to develop consistently, spreading the artists’
work field and reaching a larger audience. However, the fast paced growth within the
educational scene, specially between the 1950s and the 1970s, led to prejudices that
weakened puppetry as an art form, strongly assigning to it the function of a ‘didactic tool’
for teaching. The thoughts in this article originate from the analysis of bibliographic material
regarding the history of Brazilian puppetry, theatre education, teaching, as well as the
observation of live contemporary performance with a strong emphasis on the first four
editions of the FITAFloripa (International Festival of Puppetry).