Teatro de animação: relações didáticas e pedagógicas

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ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Teatro de animação: relações didáticas e pedagógicas

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 8
Autores: Alex de Souza
Autor Correspondente: Alex de Souza | [email protected]

Palavras-chave: teatro de animação, teatro didático, pedagogia, escola

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo trata do teatro de animação brasileiro, mais especificamente no que concerne ao desenvolvimento desse tipo de teatro no meio escolar. Percebe-se que no Brasil a incursão do teatro de animação nos meios de ensino propiciou a essa arte uma consistente proliferação da linguagem, ampliando o campo de atuação de artistas e atingindo maior público. Contudo, a rápida difusão ocorrida no meio escolar, principalmente entre as décadas de 1950 e 1970, propiciou a criação de pré-conceitos que de certa forma fragilizaram o teatro de animação enquanto forma artística, atribuindo-lhe fortemente a função de “ferramenta didática” escolar. As reflexões propostas neste artigo partem das análises de materiais bibliográficos relacionados à história do teatro de animação brasileiro, ao ensino de teatro, à pedagogia, além das observações de espetáculos em circulação na atualidade com foco na programação das quatro primeiras edições do Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis – FITAFloripa.



Resumo Inglês:

O presente artigo trata do teatro de animação brasileiro, mais especificamente no que concerne ao desenvolvimento desse tipo de teatro no meio escolar. Percebe-se que no Brasil a incursão do teatro de animação nos meios de ensino propiciou a essa arte uma consistente proliferação da linguagem, ampliando o campo de atuação de artistas e atingindo maior público. Contudo, a rápida difusão ocorrida no meio escolar, principalmente entre as décadas de 1950 e 1970, propiciou a criação de pré-conceitos que de certa forma fragilizaram o teatro de animação enquanto forma artística, atribuindo-lhe fortemente a função de “ferramenta didática” escolar. As reflexões propostas neste artigo partem das análises de materiais bibliográficos relacionados à história do teatro de animação brasileiro, ao ensino de teatro, à pedagogia, além das observações de espetáculos em circulação na atualidade com foco na programação das quatro primeiras edições do Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis – FITAFloripa.