Teatro e esfera pública: o olhar de Christopher Balme e alguns casos brasileiros

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Teatro e esfera pública: o olhar de Christopher Balme e alguns casos brasileiros

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 26
Autores: Gustavo Guenzburger
Autor Correspondente: Gustavo Guenzburger | [email protected]

Palavras-chave: Esfera pública, teatro contemporâneo, teatro brasileiro, teatro performativo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo do artigo é introduzir o estudo das relações entre teatro e esfera pública no Brasil. A argumentação gira em torno da hipótese de que essa abordagem seria capaz de articular a discussão entre teatro e política, tanto no ramo da produção quanto da recepção, especialmente no que se refere ao teatro contemporâneo. A metodologia contém duas etapas: introduz-se alguns pressupostos da teoria de Christopher Balme, a partir da comparação de alguns de seus exemplos com exemplos brasileiros recentes de escrachos e escândalos teatrais, para, ao final, discutir questões referentes ao próprio conceito de esfera pública e sua possível utilização na realidade teatral brasileira.



Resumo Inglês:

The aim of this paper is to introduce the study of the relationship between theater and the public sphere in Brazil. The argument revolves around the assumption that this approach would be able to articulate the discussion between theater and politics, both in the production and reception branch, especially with regard to contemporary theater. The methodology includes two stages: the first introduces some assumptions of Christopher Balme’s theory, based on the comparison of some of his examples with recent Brazilian examples of riots and theatrical scandals. In the end, questions relating to the concept of public sphere itself are discussed, as well as its possible utilization in the reality of Brazilian theatre.