Teatro e memória urbana: a cidade do Rio de Janeiro como mutação de mágica

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Teatro e memória urbana: a cidade do Rio de Janeiro como mutação de mágica

Ano: 2022 | Volume: 3 | Número: 45
Autores: Ana Paula Brasil
Autor Correspondente: Ana Paula Brasil | [email protected]

Palavras-chave: alegoria teatral, cidade do Rio de Janeiro, história e historiografia do teatro, mágica, memória urbana

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo tem por objetivo refletir acerca da memória teatral da cidade do Rio de Janeiro, relacionando os truques cenográficos das mágicas e féeries às transformações urbanísticas em fins do século XIX e início do século XX. Para a análise, foi abordado o conceito de alegoria teatral, fundamentado na obra de Walter Benjamin e em pesquisas emergentes sobre a historiografia dos gêneros híbridos de teatro. Ilustrou-se o enfoque com exemplos de espetáculos encenados e por meio da sensibilidade de cronistas da época. Dessa maneira, levanta-se a discussão sobre o apagamento da memória urbana e teatral.



Resumo Inglês:

The article aims to reflect on the theatrical memory of the city of Rio de Janeiro, relating the scenographic tricks of mágicas e féeries to urban transformations in the late 19th and early 20th centuries. For the analysis, the concept of theatrical allegory was approached, based on the work of Walter Benjamin and on emerging research on the historiography of hybrid theater genres. The focus was illustrated with examples of staged shows and through the sensibility of chroniclers of the time. In this way, the discussion about the erasure of urban and theatrical memory arises.



Resumo Espanhol:

El artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la memoria teatral de la ciudad de Río de Janeiro, relacionando los trucos escenográficos de las  mágicas e  fééries con las transformaciones urbanas de finales del siglo XIX y principios del XX. Para el análisis se abordó el concepto de alegoría teatral, a partir de la obra de Walter Benjamin y de investigaciones emergentes sobre la historiografía de los géneros teatrales híbridos. El enfoque se ilustró con ejemplos de espectáculos escenificados ya través de la sensibilidad de cronistas de la época. Surge así la discusión sobre el borrador de la memoria urbana y teatral