A partir do conceito Viver-Junto-idiorrítmico de Roland Barthes e abrindo diálogo com o conceito de Heterotopia de Michel Foucault e as análises acerca da Arte Relacional de Nicolas Bourriaud, serão apresentadas algumas características presentes no pensamento artístico das últimas décadas, o qual nós compreenderemos aqui sob o conceito de pós-moderno. Tal discussão será a base para análise do espetáculo No Mundo da Rua, do coletivo paraibano Projeto Corpos de Saia e de sua relação com os espaços urbanos e as experiências de comunidade. A conclusão atesta que para além de propor uma breve experiência de outra possível realidade, o Viver-Junto-idiorrítmico pode desvelar, a partir da iluminação das narrativas sociais, as quais são potencializadas pela presença e performatividade de corpos com marcadores sociais da diferença, a ficcionalidade da vida vivida.
Based on Roland Barthes’ Living-Together-Idiorhythmic concept and opening a dialogue with Michel Foucault’s concept of Heterotopia and Nicolas Bourriaud’s analyzes of Relational Art, we will introduce some characteristics present in the artistic thought of the last decades, which we will understand here under the concept of post-modern. Such discussion will be the basis for the analysis of the performance No Mundo da Rua, made by the Projeto Corpos de Saia paraibano collective, and its relationship with urban spaces and community experi-ences. The conclusion attests that in beyond to proposing a brief experience of another possible reality, Living-Togeth-er-Idiorhythmic can unveil, from the illumination of social narratives, which are enhanced by the presence and performativity of bodies with social markers of difference, the fictionality of lived life.