Teatro nos trilhos: a encenação de Boca de Ouro dentro de um trem na região suburbana de Salvador

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Teatro nos trilhos: a encenação de Boca de Ouro dentro de um trem na região suburbana de Salvador

Ano: 2022 | Volume: 3 | Número: 45
Autores: Marcos Uzel
Autor Correspondente: Marcos Uzel | [email protected]

Palavras-chave: site-specific, Boca de Ouro, Nelson Rodrigues, Teatro na Bahia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O diretor teatral Fernando Guerreiro, um dos encenadores mais importantes da história do teatro na Bahia, redimensionou a relação entre o artista e a cidade ao montar o espetáculo Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues, dentro de um trem em movimento pelo Subúrbio Ferroviário de Salvador. Com características do site-specific, a peça itinerante se tornou um marco na memória recente das artes cênicas na capital baiana. Além de ser exibida num espaço insólito e de deslocar o fazer teatral do centro para a periferia, também ganhou um caráter formativo e de mobilização social, através do diálogo do encenador e do elenco com líderes comunitários e da realização de oficinas de arte para os moradores da região suburbana.



Resumo Inglês:

Theater director Fernando Guerreiro, one of the most important directors in the history of theater in Bahia, resized the relationship between the artist and the city by putting together the show Boca de Ouro, by Nelson Rodrigues, inside a moving train in the Subúrbio Ferroviário de Salvador. With site-specific characteristics, the traveling piece became a landmark in the recent memory of the performing arts in the Bahian capital. In addition to being shown in an unusual space and moving theater from the center to the periphery, it also gained a formative and social mobilization character, through the dialogue between the director and the cast with community leaders and the holding of art workshops for the residents of the suburban region.



Resumo Espanhol:

El director de teatro Fernando Guerreiro, uno de los directores más importantes de la historia del teatro bahiano, redimensionado la relación entre el artista y la ciudad al montar el espectáculo Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues, dentro de un tren en movimiento en el Subúrbio Ferroviário de Salvador. Con características site-specific, la pieza itinerante se convirtió en un hito en la memoria reciente de las artes escénicas en la capital bahiana. Además de mostrarse en un espacio insólito y trasladar el teatro del centro a la periferia, también adquirió un carácter formativo y de movilización social, a través del diálogo del director y el elenco con líderes comunitarios y la realización de talleres de arte para los pobladores de la región suburbana.