Teatro que Roda invade a cidade: Ensaio acerca do espetáculo Das Saborosas Aventuras de Dom Quixote...

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Teatro que Roda invade a cidade: Ensaio acerca do espetáculo Das Saborosas Aventuras de Dom Quixote...

Ano: 2022 | Volume: 3 | Número: 45
Autores: José Alencar de Melo, Natassia Duarte Garcia Leite de Oliveira
Autor Correspondente: José Alencar de Melo | [email protected]

Palavras-chave: direção de arte, espacialidade, OrganiCidade, teatro de invasão, teatro que roda

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No presente artigo, discorreu-se sobre a montagem do espetáculo de rua Das saborosas aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu escudeiro Sancho Pança - um capítulo que poderia ter sido (2006), uma livre adaptação do clássico Dom Quixote de la Mancha (1605), de Miguel de Cervantes, dirigida por André Carreira. O objetivo é compreender a ocupação do espaço urbano enquanto espaço cênico, investigando a rua como possibilidade dramatúrgica. Para a análise, elencou-se o conceito de teatro de invasão, proposto por André Carreira, e inaugurou-se a categoria de ‘organiCidade’. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o diretor do espetáculo e os integrantes do grupo Teatro que Roda, as quais puderam elucidar o processo de criação do coletivo e de composição cênica proposta para a montagem. Compreende-se que a ocupação deste espaço social produz múltiplas camadas de significação da, para, com e pela rua e exige ampliar a noção de espacialidade no campo das Artes da Cena.



Resumo Inglês:

In this article, the staging of the street show “Of the tasty adventures of Dom Quixote de La Mancha and his squire Sancho Pança – a chapter that could have been” (2006) (Das saborosas aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu escudeiro Sancho Pança – um capítulo que poderia ter sido) was discoursed, a free adaptation of the classic Dom Quixote de la Mancha (1605), by Miguel de Cervantes, directed by André Carreira. The objective is to understand the occupation of urban space as a scenic space, investigating the street as a dramaturgical possibility. For the analysis, the concept of Invasion Theater, proposed by André Carreira, was listed and the category of ‘organiCity’ was inaugurated. Therefore, semi-structured interviews were carried out with the director of the show and the members of the Teatro que Roda group, which were able to elucidate the process of creating the collective and the scenic composition proposed for the montage. It is understood that the occupation of this social space produces multiple layers of meaning of, for, with and through the street and demands expanding the notion of spatiality in the field of Performing Arts.



Resumo Espanhol:

En el siguiente artículo, se discutió sobre el montaje del espectáculo de calle De las sabrosas aventuras de Don Quijote de La Mancha y su escudero Sancho Panza – (2006) un capítulo que podría ser una libre adaptación del clásico Don Quijote de la Mancha (1605), de Miguel de Cervantes, dirigida por André Carreira. El objetivo es comprender la ocupación del espacio urbano como espacio escénico, investigando la calle como posibilidad dramatúrgica. Para el análisis, se expuso el concepto de teatro de invasión, propuesto por André Carreira, y se introdujo la categoría de ‘OrganiCiudad’. Para esto, fueron realizadas entrevistas semiestructuradas con el director del espectáculo y los integrantes del grupo Teatro que Rueda, las cuales permitieron ilustrar el proceso de creación del colectivo y de composición escénica propuesta para el montaje. Se comprende que la ocupación de este espacio social produce múltiples camadas de significado de, para, con y por la calle y exige ampliar la noción de Espacialidad en el campo de las Artes Escénicas.