Este estudo possui como foco as discussões teóricas sobre o brincar na atualidade, sobretudo sua relação com as tecnologias digitais. O objetivo principal é refletir como a utilização da tecnologia no brincar influencia na construção dos papéis sociais de crianças pequenas, ou seja, na formação do sujeito. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, embasado pelos estudos de Flick (2009), com análise de conteúdo de Bardin (2016). Verifica-se que o brincar no século XXI passa por mudanças nos espaços, ambientes, brinquedos e brincadeiras, influenciadas pela tecnologia, e, desse modo, torna-se relevante pensar e questionar se tais transformações decorrentes evolução tecnológica modificam a relação do brincar no ambiente infantil e lúdico. A partir disso, reflete-se sobre os eixos norteadores da Educação Infantil presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que as interações e a brincadeira, digitais ou analógicas, devem estar presentes em toda essa etapa.
This paper focuses on theoretical discussions about playing today, especially its relationship with digital technologies. The main objective is to reflect how the use of technology in play influences the construction of the social roles of young children, that is, in the formation of the subject. This is a qualitative research, of bibliographic character, based on Flick's studies (2009), with content analysis by Bardin (2016). It is verified that playing in the 21st century goes through changes in spaces, environments, toys and games, influenced by technology, and, thus, it becomes relevant to think and question whether such transformations resulting from technological evolution modify the relationship of play in the childish and playful environment. From this, it reflects on the guiding axes of Early Childhood Education present in the National Common Curriculum Base (BNCC), in which interactions and play, digital or analog, must be present through all this stage.