As tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm cada dia mais impacto, consolidando um papel de liderança nos processos educativos e despertando maior interesse em pesquisar e desenvolver meios digitais no ensino para apropriação de conhecimentos. Dessa forma, este artigo apresenta o processo de intervenção das TICs no atual ensino da Língua Portuguesa. A abordagem metodológica utilizada foi por meio de pesquisa bibliográfica, pautada em autores que denotam a respeito da importância das TICs. Novas estratégias de aprendizagem em ambientes complexos, nos quais o conhecimento existente é aplicado a novos contextos, exigem a adoção de atitudes ativas e exploratórias, como simulação, jogos, entre outros. A utilização de plataformas eletrônicas de aprendizagem, blogs, fóruns virtuais, redes sociais, videochats, videogames e muitas outras ferramentas geradas pelas TIC evoluíram a ponto de facilitar o uso de jogos para o ensino, estabelecendo uma série de estratégias que utilizam jogos como mecanismo de apoio a metodologias de ensino de determinados temas em diferentes disciplinas. Possivelmente, a gamificação é a ferramenta metodológica que tem recebido mais atenção e tem sido considerada mais relevante para a sua implementação na educação. A Gamificação é um termo usado para descrever as características de um sistema interativo que visa motivar e envolver os usuários finais por meio do uso e da mecânica de estímulos comumente incluídos em jogos. Alguns elementos de gamificação utilizados são: pontos, recompensas, progressão, emblemas e tabelas de classificação.