A Telenovela Brasileira: da origem a sua constituição como recurso comunicativo

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Editor Chefe: Prof. Luiz Henrique Barbosa
Início Publicação: 01/10/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

A Telenovela Brasileira: da origem a sua constituição como recurso comunicativo

Ano: 2017 | Volume: 19 | Número: 24
Autores: Francisco Claudio Alves Marques, Rondinele Aparecido Ribeiro
Autor Correspondente: Responsável pela publicação Mediação - Prof. Rodrigo Fonseca e Rodrigues (Doutor) Universidade FUMEC - FCH | [email protected]

Palavras-chave: telenovela, narrativa midiática, problematização, recurso comunicativo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A telenovela é um gênero de ficção midiática de extrema importância para o Brasil, sendo cons - tantemente estudada devido à capacidade que apresenta em representar a realidade, servindo como uma verdadeira “vitrine cultural”. Presente no país desde 1951, pode-se dizer que a história desse gênero se confunde com a de seu suporte, a televisão. Primeiramente exibida ao vivo, em formato não diário e com um enredo alienante e evasivo, a telenovela foi desqualificada do ponto de vista da crítica. Contudo, o gênero se desvinculou das características essenciais de sua matriz latino-americana, passando a se constituir numa narrativa amplamente problematizadora acerca do cenário brasileiro. A partir dessas considerações iniciais, este artigo intenciona tecer conside - rações acerca da origem da telenovela e avança nas teses de que ela se constitui como uma verda - deira narrativa sobre a nação e como recurso comunicativo, conforme defende Lopes (2014).



Resumo Inglês:

The soap opera is a very relevant genre of media fiction in Brazil, it has being constantly studied due to its ability to represent reality, serving as a “cultural showcase”. Introduced in the country in 1951, it can be said that the history of this genre is mingled with the own history of television in Brazil. The first soap operas were broadcast live, in non-daily format and with an alienating and evasive story; so the soap opera was disqualified by the reviews since then. However, the genre was disengaged from the essential characteristics of its Latin American matrix, becoming a largely problematizing narrative about the Brazilian reality. This article aims to discuss some of the considerations about soap opera origins, focusing on the hypothesis that it consists in a factual narrative about the nation and as a relevant communicative resource, as Lopes (2014) argues.