A telepoética em "Carrossel" narrativa e estilo na ficção seriada infantojuvenil

REU - Revista de Estudos Universitários

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ISSN: 2177-5788
Editor Chefe: Maria Ogécia Drigo
Início Publicação: 01/06/1968
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

A telepoética em "Carrossel" narrativa e estilo na ficção seriada infantojuvenil

Ano: 2019 | Volume: 45 | Número: 1
Autores: J. P. Hergesel
Autor Correspondente: J. P. Hergesel | [email protected]

Palavras-chave: Audiovisual. Televisão. Narrativa. Estilo. SBT.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A telepoética é entendida como o modo de criação de produtos televisivos, a partir de suas temáticas, narrativas e estilo. Dentro desse escopo, uma vertente que tem despertado a atenção é a telepoética infantojuvenil, isto é, como são desenvolvidas as obras de ficção televisiva destinadas a crianças e adolescentes. O objetivo geral deste artigo é ampliar as discussões sobre telepoética, sobretudo no âmbito do audiovisual infantojuvenil, a partir de uma abordagem que unifica procedimentos narrativos e traços estilísticos. Para isso, analisa-se, neste trabalho, um conjunto de cenas que compõem a matriz melodramática da telenovela Carrossel (SBT, 2012-2013). A metodologia adotada envolve a análise narrativa a estilística, ancorada em autores como Jean-Marie Thomasseau, David Bordwell e Simone Maria Rocha. Os resultados apontam que a telepoética do SBT, despertada na referida obra, dispõe de uma narrativa calcada no melodrama clássico e um estilo fomentado por exageros e pleonasmos.



Resumo Inglês:

Telepoetics is understood as the way of creating television products, based on their themes, narratives and style. Within this scope, one aspect that has awakened the attention is the infant-juvenile telepoetics, that is to say, as the works of television fiction are developed for children and adolescents. The general objective of this article is to broaden the discussions about telepoetics, especially in the field of the children's audiovisual, from an approach that unifies narrative procedures and stylistic traits. For this, we analyze, in this work, a set of scenes that compose the melodramatic matrix of the telenovela Carrossel (SBT, 2012-2013). The methodology adopted involves narrative analysis of stylistics, anchored in authors such as Jean-Marie Thomasseau, David Bordwell and Simone Maria Rocha. The results indicate that SBT’s telepoetics, awakened in the work analyzed, has a narrative based on classical melodrama and a style fomented by exaggerations and pleonasms.