O artigo discute o modo como as políticas culturais municipais empreendidas pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, entre os anos 2004 e 2010, operam no processo de ressignificação de identidades culturais. As reflexões aqui apresentadas tomam como referência empírica os desfiles de maracatus e de blocos de pré-Carnaval ocorridos no Carnaval em Fortaleza, Ceará. Trata-se de apresentações que integram um “ciclo de atividades” na cidade, no período carnavalesco, e que são viabilizadas por meio de editais públicos intitulados “editais da cultura”. Do ponto de vista do poder público, as apresentações de maracatus e blocos de pré-Carnaval, dentre outras manifestações, promovem ideias sobre Fortaleza que a associam a uma cidade cultural, voltada às tradições, desconstruindo, nesse sentido, imagens que a relacionam somente às belezas naturais, como as de seu litoral.
This article discusses how the municipal cultural policies undertaken by the Secretaria de Cultura de Fortaleza (the Department of Culture of Fortaleza), between 2004 and 2010, take part in the process of resignification of cultural identities. The reflections presented here take as empirical reference the maracatu and the groups of pre-carnival parades which perform during carnival times in Fortaleza – Ceará. They happen to be part of a “cicle of activities” held in the city during the carnival, and they are made possible by public invitations to bid. From the point of view of the public power, the presentations of maracatu, groups of pre-carnival revelers, together with other cultural expressions, promote ideas about Fortaleza associated with a cultural city, focusing the tradition, and unbuilding, this way, images that associate it only with natural beauties, such as its coastline.