A madrugada do dia 27 de janeiro de 2013 ocupou as manchetes da imprensa nacional e internacional com a divulgação da morte de 242 pessoas, a maioria jovens, em consequência de incêndio ocorrido em uma das boates de Santa Maria, Rio Grande do Sul (Brasil). Passados quase dois anos do ocorrido, a cidade guarda em sua história não somente os relatos de perda, angústia e desesperança, mas também de mobilização coletiva e reflexão.
Na seção Espaço Aberto desta edição, Sonia Borges, Editora Associada da DESidades, entrevista o psicanalista Volnei Antonio Dassoler, membro do comitê gestor do Acolhe Saúde, serviço de Atenção Psicossocial à s vÃtimas do incêndio na boate Kiss da Prefeitura Municipal de Santa Maria - RS. Para ele, o dia 27 de janeiro de 2013 é um dia que ainda não terminou e que deverá marcar toda uma geração de jovens e crianças da cidade de Santa Maria.
La madrugada del 27 de enero de 2013 llenó los titulares de la prensa nacional e internacional con la divulgación de la muerte de 242 personas, la mayorÃa jóvenes, como consecuencia de un incendio en una de las discos de Santa Maria, Rio Grande do Sul (Brasil). Pasados casi dos años, la ciudad guarda en su historia no solo los relatos de pérdida, angustia y desesperanza, sino también de movilización colectiva y reflexión.
En la sección Espacio Abierto de esta edición, Sonia Borges, Editora Asociada de DESidades, entrevista al psicoanalista Volnei Antonio Dassoler, miembro del comité gestor de Acolhe Saúde (Acoge Salud), servicio de Atención Psicosocial a las vÃctimas del incendio en la disco Kiss del Ayuntamiento Municipal de Santa MarÃa - RS. Para él, el 27 de enero de 2013 es un dÃa que todavÃa no ha terminado y que deberá marcar a toda una generación de jóvenes y niños de la ciudad de Santa Maria.