O estudo recupera algumas das principais definições de dramaturgia, compreendida como princípio que organiza a ação em função da cena, seja ela feita pelo autor dramático, encenador ou autor cênico, e visa compreender as relações que se estabelecem durante o processo dramatúrgico na elaboração da ação cênica, para além da noção dualista e arcaica que distingue texto dramático e encenação. Utiliza-se, para tanto, de casos do teatro de narração e do teatro de testemunho, ilustrativos do panorama das escrituras teatrais contemporâneas.
The study retrieves some of the main definitions of dramaturgy, understood as a principle that organizes the action according to the scene, whether performed by the dramatic author, director or scenic author, and aims to understand the relationships that are established during the process dramaturgical in the elaboration of the scenic action, beyond the dualistic and archaic notion that distinguishes dramatic text and staging. For this purpose, cases of narrative theater and witness theater, illustrative of the panorama of contemporary theatrical scriptures.
El estudio recupera algunas de las principales definiciones de dramaturgia, entendida como un principio que organiza la acción según la escena, sea ella realizada por el autor dramático, director o autor escénico, y tiene como objetivo comprender las relaciones que se establecen durante el proceso dramatúrgico en la elaboración de la acción escénica, más allá de la noción dualista y arcaica que distingue el texto dramático y la puesta en escena. Para ello, se utiliza de casos del teatro narrativo y del teatro testimonial, ilustrativos del panorama de las escrituras teatrales contemporáneas.