Tensões nas representações sobre o gaúcho: uma análise de “Eu Reconheço Que Sou Um Grosso”

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Tensões nas representações sobre o gaúcho: uma análise de “Eu Reconheço Que Sou Um Grosso”

Ano: 2013 | Volume: 0 | Número: 29
Autores: Martha Eddy K. Kling Bonotto, Valdir Jose Morigi
Autor Correspondente: Valdir José Morigi | [email protected]

Palavras-chave: narrativa musical, identidade regional, música regional, identidade cultural do gaúcho, análise do discurso

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A narrativa da música regional é um dos componentes essenciais na construção da noção de identidade regional. Neste artigo, tomamos para análise o discurso presente na composição do cantor gaúcho Gildo de Freitas, um defensor das tradições gaúchas. A narrativa musical evidencia como o cantor se posiciona diante das mudanças, decorrentes da passagem do tempo, que afetaram profundamente o cenário, ou seja, as condições de produção, e, portanto, os costumes, os valores da cultura e da tradição, e transformaram as imagens tradicionais do gaúcho. O objetivo do artigo é verificar quais os elementos que constituem a imagem do gaúcho e como expressam as tensões e os conflitos entre as representações sociais sobre o gaúcho do passado com as do presente. Assim, as representações assumem o papel de mediadoras na construção simbólica da identidade regional do gaúcho, mostrando como se caracterizam as “negociações” de sentidos, os conflitos e as tensões que permeiam os processos de sociabilidade que
envolvem as construções identitárias.



Resumo Inglês:

The narrative of regional music is one of the essential components in building the notion of regional identity. In this article, we analyze a composition of the gaucho singer Gildo de Freitas, a defender of the gaucho traditions. The musical narrative reveals how the singer stands before the changes resulting from the passage of time, which profoundly affected the scenario, i.e. the conditions of production, and hence the customs, values, culture and tradition, transforming the traditional images of the gaucho. The aim of this article is to identify which elements constitute the image of the gaucho and how they express the tensions and conflicts between social representations about the gaucho of the past with those of the present days. Thus, representations assume the role of mediators in the symbolic construction of regional identity of the gaucho, showing what characterizes the "negotiations" of
meanings, conflicts and tensions that underlie the processes of sociability involving identity constructions.



Resumo Espanhol:

La narrativa de la música regional es un componente esencial en la construcción de la noción de la identidad regional. En este artículo es analizado el discurso en el presente de la obra de composición del cantante gaucho Gildo de Freitas, un defensor de las tradiciones gauchas. La narrativa musical nos indica cómo el cantante se coloca delante de los cambios que son resultado del pasar del tiempo y que afectaron profundamente el escenario, es decir, las condiciones de producción y, por tanto, las costumbres, los valores de la cultura y la tradición, que transformaron la imagen tradicional de los gauchos. El objetivo del presente trabajo, es el de verificar cuales son los elementos que constituyen la imagen del gaucho y cómo se expresan las tensiones y los conflictos entre las representaciones sociales sobre el gaucho del pasado con las del presente. Así, las representaciones asumen un papel de mediación en la construcción simbólica de identidad regional del Gaucho, mostrando cómo se caracterizan las "negociaciones" de los sentidos, los conflictos y las tensiones que subyacen a los procesos de sociabilidad que implican las construcciones de identidad.