O objetivo do artigo é relatar a experiência de inauguração e os primeiros anos do Conselho Municipal de Política Pública de Campinas (CMPC). Como contexto teórico, parte-se dos entrelaçamentos entre micro e macropolíticas na área cultural, sobretudo no campo teatral. A metodologia para a pesquisa contou com entrevistas, questionários, presença em reuniões do Conselho e das Câmaras, além de análise de atas e de reuniões gravadas. Conclui-se que a experiência do CMPC, neste momento, é tão descolonizante de inconscientes quanto a micropolítica da arte.
The objective of the article is to report the experience of the first years of the Council of Public Policy of Campinas. It starts making links between micro and macro policies in the cultural area into a theoretical context, especially in the field of performing arts. The methodology for the research was based on interviews, questionnaires, attendance at Council and at groups meetings and also on the analysis of minutes and recorded meetings. It is concluded that the experience of the Council of Campinas at this moment is as decolonizing of the unconscious as the micropolitics of art.
El objetivo del artículo es relatar la experiencia de inauguración y los primeros años del Consejo de Políticas Públicas de Campinas. Como contexto teórico se basa en el entrelazamiento entre micro y macro políticas en el área cultural, especialmente en el campo teatral. La metodología de la investigación incluyó entrevistas, cuestionarios, asistencia a reuniones de Consejo y Cámara, además del análisis de actas y grabaciones de reuniones. Se concluye que la experiencia de del Consejo en este momento es tan descolonizadora del inconsciente como la micropolítica del arte.