A Estética Transcendental é uma peça chave no programa de pesquisa que Kant desenvolveu e nomeou de filosofia transcendental. Ela se anuncia na Dissertaçãode 1770 e se configurade forma bem explícita na primeira edição da Crítica da razão pura, de 1781. O modo como Kant a concebeu permitiu-lhe separar radicalmente intelecto e sensibilidade, mas seria importante compreender a raiz dessa separação.Nesse texto procuramos mostrar que o opúsculo “Sobre o primeiro fundamento da distinção de direções no espaço”, de 1768, traz características bastante decisivas para a estética proposta no período crítico. Para evidenciar isso, expusemos ideias marcantes do texto sobre as contrapartidas incongruentes e as cotejamos com as reflexõesexpostasnos itens 3 e 4 relativos à Exposição Metafísica do conceito de espaço eaquelasapresentadas nositens 4 e 5 relativos à Exposição Metafísica do conceito de tempo.
The Transcendental Aesthetics is a key piecein the research program that Kant developed and that he named as transcendental philosophy. It is announced in the Inaugural Dissertationof 1770 and it is very explicitly described in the Critique of Pure Reason,first publishedin 1781. As conceived by Kant, the aesthetics allowed him to radically separate intellect and sensibility, but we also think that it would be important to understand the root of this separation. In this paper we try to show that the little 1768 text, that was titled "Concerning the Ultimate Ground of the Differentiation of Directions in Space", has quite decisive characteristics for the aesthetics proposed in the critical period. To illustrate this, we presented central ideas from the text about the incongruent counterparts. Our purpose will be to compare them with items 3 and 4 of the Metaphysical Exposition of the concept of spaceand with items 4 and 5 of the Metaphysical Exposition of the concept of time.