O modelo teórico-crítico de Axel Honneth apresenta o conflito como a força que impulsiona o desenvolvimento social. Partindo de tal premissa, o presente trabalho busca explicitar a gênese dos conflitos sociais do ponto de vista honnethiano, demonstrando a centralidade dos padrões de reconhecimento intersubjetivo, sendo eles o amor, o direito e a solidariedade, na concepção formal de eticidade – ou concepção formal de vida boa – na qual desemboca a teoria social de teor normativo erigida por Honneth. Com isso, buscamos elementos que permitam a avaliação da contribuição do autor à Teoria Crítica - enfatizando sobretudo sua chamada herança frankfurtiana, que tem Jünger Habermas como principal interlocutor - assim como uma reflexão acerca da concepção de emancipação que subjaz sua teoria.
The critical-theoretical model of Axel Honneth presents the conflict as the force that drives social development. Starting from this premise, this paper seeks to explain the genesis of social conflicts from Honneth´s point of view, demonstrating the centrality of patterns of inner subjective recognition - the love, duty and solidarity - in the formal conception of eticity - or formal conception of good life - which leads to social theory of normative content erected by Honneth. Therefore, we seek clues to the author’s assessment of the contribution to Critical Theory - especially emphasizing his called frankfurtian heritage, which has Jünger Habermas as the main interlocutor - as well as a reflection about the conception of emancipation that underlies his theory.