Na primeira parte deste estudo, tratamos sobre a Cristandade como uma sociedade
universal, tendo o Romano PontÃfice como lÃder. Na segunda parte do texto, analisamos
o desenvolvimento da teoria da plenitudo potetastis do Papa nos séculos XIII e XIV,
entre os pontificados de Inocêncio III e Bonifácio VIII. Essa expressão, inicialmente,
foi aplicada apenas em relação a assuntos eclesiásticos e espirituais, mas, depois, foi
estendida para assuntos polÃticos e também seculares. A teoria da plenitudo potestatis
permitiu ao Papa manter a distinção entre o poder temporal e o espiritual, mas, ao
mesmo tempo, assegurar a natureza unitária da sociedade cristã.
The first part of this paper digressed about Christendom as a universal society with the
Roman Pontiff at it’s head. In the second part we analyze the theory of plenitudo potestatis of
the Pope in the thirteenth and fourteenth centuries, between the pontificates of Innocent
III and Boniface VIII . This term was initially applied only in respect to ecclesiastical and
spiritual matters, but then it was extended to political and also secular matters. The theory
of plenitudo potestatis allowed the Pope to maintain the distinction between the spiritual and
temporal powers but, at the same time, ensured the unitary nature of Christian society.
KEYWORDS : Plenitudo Potestatis. Pope. Christendom. International relations.