O ensaio proposto pretende situar a análise fílmica do documentário São Silvestre dentro da área da comunicação e identificar teorias relacionadas a este campo do saber como a da recepção. O longa-metragem, produzido em 2013 com imagens captadas na cidade de São Paulo, apresenta estrutura diferente da tradicional dos documentários diretos, mas contém elementos da narrativa cinematográfica convencional. Não é discursivo, apresenta poucas falas e quase nenhuma entrevista. No entanto, promove experiências no espectador provindas de funções, estilo e opções de imagem-câmera. O ensaio levanta questões como a maneira que os elementos fílmicos se expressam ao espectador, como analisar as teorias da recepção em uma obra que foge ao estilo documentário convencional.
The proposed paper is intended to delineate the film analysis of the documentary São Silvestre in the area of communication and identify theories related to this field of knowledge as reception. The feature film, produced in 2013, and captured the city of São Paulo, has different structure from traditional to direct cinema, but contains elements of conventional narrative film. It is not discursive, has few lines and almost no interview. However, promotes the viewer experiences stemmed functions, style and image - camera options. This paper aims to raise issues such as the way the film elements are expressed to the viewer, how to analyze the theories of reception in a work that is beyond the conventional documentary style.