Este artigo tem como objetivo analisar o romance A Muralha, de Dinah Silveira de Queiróz, à luz da teoria de George Lukács acerca do “romance histórico clássicoâ€, que apresenta caracterÃsticas como a narrativa de grandes painéis históricos; a presença de personagens históricos, que aparecem em segundo plano no enredo; uso de dados históricos ao longo da obra; e narrador, em geral, em terceira pessoa. O artigo ainda se detém no que é conhecido como “herói medÃocre†na teoria lukácsiana. Considerando a presença dessas caracterÃsticas, este artigo busca comprovar que A Muralha é representativa do gênero romance histórico clássico no Brasil.
This article aims at analysing the novel A Muralha, written by Dinah Silveira de Queiróz in the light of Lukacsian theory of the classical form of the historical novel, whose characteristics encompass a large historical period; historical characters, which appear as minor figures; historical facts; and, generally a third person narrator. This article also considers what is known as ‘mediocre hero’ in Lukacsian theory. Taking into account these characteristics, this article seeks to prove that A Muralha is representative of the classical historical novel genre in Brazil.