O objetivo deste artigo é analisar a repetição de alguns motivos ou tropos na construção
das protagonistas dos romances Beloved (1987) da afro-americana Toni Morrison e Without a
name (1994) da zimbabuense Yvonne Vera. Entendemos que essas duas obras se inserem no
contexto do Atlântico Negro e que suas personagens apresentam uma identidade de paixões,
enfrentando problemas de racialização e opressão causados pela escravidão, pela colonização e
pela descolonização. Além disso, podemos vislumbrar entre elas o que Gates Jr. (1988) chama de
revisão tropológica. Finalmente, o artigo também oferece uma breve discussão a respeito do
desenvolvimento das teorias pós-coloniais.
The aim of this paper is to analyze the repetition of certain tropes in the construction of
the protagonists in the novels Beloved (1987) by African-American Toni Morrison and Without a
name (1994) by Zimbabwean Yvonne Vera. We understand that these works fall within the
context of the Black Atlantic, and that their characters have an identity of passions, facing
problems of racialization and oppression caused by slavery, colonization and decolonization.
Moreover, we can see between them what Gates Jr. (1988) calls tropological revision. Finally, the
article also provides a brief discussion about the development of post-colonial theories.