Teorias em dispersão dos cineastas brasileiros sobre o audiovisual: arqueologia, semiótica e desconstrução

Intexto

Endereço:
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Sala 519
Porto Alegre / RS
90035-007
Site: http://www.intexto.ufrgs.br
Telefone: (51) 3308-5116
ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Teorias em dispersão dos cineastas brasileiros sobre o audiovisual: arqueologia, semiótica e desconstrução

Ano: 2022 | Volume: 0 | Número: 54
Autores: Alexandre Rocha da Silva, Luiza Müller, Cássio de Borba Lucas, André Corrêa da Silva de Araujo
Autor Correspondente: André Corrêa da Silva de Araujo | [email protected]

Palavras-chave: teorias dos cineastas, audiovisual brasileiro, semiótica, comunicação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Teorias em dispersão dos cineastas brasileiros sobre o audiovisual: arqueologia, semiótica e desconstrução investiga em diferentes registros – verbais e não-verbais – os procedimentos semióticos que indiciam teorias de cineastas sobre o audiovisual. Tais teorias, em devir, encontram-se dispersas entre artigos, entrevistas e filmes realizados por Glauber Rocha, Júlio Bressane e Rogério Sganzerla, cineastas cujas produções constituem o corpus desta pesquisa. As resenhas, dissertações e teses sobre o tema, escritas por outros autores – acadêmicos ou jornalistas – foram utilizadas como materiais de apoio criticamente revisados em função dos vestígios e vetores das teorias em dispersão, a serem sistematizadas teoricamente a partir de três eixos: a arqueologia, a semiótica e a desconstrução. À arqueologia, coube a identificação de traços teóricos em dispersão e de suas regras de visibilidade; à semiótica, a sistematização da lógica das semioses identificadas, e à desconstrução, a transformação regulada do que já foi escrito na forma de uma teoria sobre o audiovisual. A investigação dos materiais resultou (1) em uma metodologia experimental em três gestos analíticos: a atenção flutuante, a dispersão e a serialização, e (2) em séries sígnicas derivadas da obra de cada diretor que indiciam suas teorias sobre o audiovisual (os jogos de designação em Bressane, as cruzes em Glauber e a antropofagia intersemiótica em Sganzerla).



Resumo Inglês:

Brazilian filmmakers’ theories in dispersion about the audiovisual: archeology, semiotics and deconstruction investigates semiotic procedures in different registers – verbal and non-verbal – that indicate filmmakers' theories about the audiovisual. Such theories, in becoming, are dispersed among articles, interviews and films made by Glauber Rocha, Júlio Bressane and Rogério Sganzerla, directors whose productions constitute the corpus of this research. Reviews, dissertations and theses on the topic, written by other authors - academics or journalists - were used as support materials and critically revised according to the vestiges and vectors of dispersed theories, which are to be systematized by way of three theoretical axes: archeology, semiotics and deconstruction. Archeology was responsible for identifying dispersed theoretical features and their rules of visibility; semiotics, for the systematization of the logic of identified semiosis; and deconstruction, for the regulated transformation of what has already been written in the form of a theory about the audiovisual. The investigation of materials resulted (a) in an experimental methodology in three analytical gestures: floating attention, dispersion and serialization, and (b) in signification series derived from the work of each director that indicate their theories about the audiovisual (of which we present, in section four, the series of designation games in Bressane, crosses in Glauber and intersemiotic anthropophagy in Sganzerla).