Neste artigo, apresento um pouco do contexto que levou a produção do manifesto Hacia un Tercer Cine, bem como analiso a maneira pela qual os debates gerados a partir do mesmo contribuíram para a construção de um imaginário tricontinentalista ao longo da Guerra Fria. A construção desta rede se relaciona com o surgimento do Movimento dos Países Não-Alinhados, cujas posturas defendidas alimentam, junto com manifestos como Hacia un Tercer Cine, expressões do mencionado terceiro-mundismo cinematográfico, entre as qua a realização do Encontro de Cineastas de Argel, em 1973, ocorrido quase em paralelo com IV Conferência do Movimento Não-Alinhado, que foi sediado na mesma cidade. Tendo como base os conceitos de Terceiro Cinema e cultura nacional, o movimento reivindicou a descolonização cultural em suas nações.
In this article, I present the context that led to the production of the manifesto Hacia un Tercer Cine, as well as analyze the way in which the debates generated by it contributed to the building of a tricontinentalist imaginary throughout the Cold War. The construction of this network is related to the emergence of the Non-Aligned Movement, whose positions, along with manifestos such as Hacia un Tercer Cine, feed expressions of the aforementioned cinematic third-worldism, among which is the holding of the Algiers Filmmakers' Meeting in 1973, which took place almost in parallel with the IV Conference of the Non-Aligned Movement, which was held in the same city. Based on the concepts of Third Cinema and national culture, the movement will demand cultural decolonization in its nations.