Terra Ignota. A expressão clássica de Euclides da Cunha remete para a configuração sócioeconômica e cultural da região Nordeste do Brasil, em especial de sua zona sertaneja. Na primeira metade do século XX, os sertões foram objeto de intensos debates acerca de sua natureza, de sua gente, de seus costumes, de sua religiosidade. Sertão “arcaico”, “região doente”, conforme fora caracterizado e classificado segundo as teorias deterministas em voga. Este trabalho objetiva analisar aspectos do debate relacionado ao cangaço do ciclo lampiônico. Pressupomos que, à medida que se discutia publicamente as causas do cangaço, elaborava-se, ao mesmo tempo, um conjunto de representações para o sertão, para os sertanejos e para os nordestinos.
Terra Ignota. The classic expression by Euclides da Cunha refers to the socio-economic and cultural configuration of the northeast Brazil, especially its interior. During the first half of the twentieth century the sertões were the object of an intense debate about its nature, its people, customs and religion. “Archaic” sertão, "ill region”, were some of the characterizations and classifications applied to it according to the deterministic theories in vogue. This work aims at analyzing aspects of the debate related to the cangaço within the cycle of Lampião. We assume that, as they publicly discussed the causes of banditry, a number of representations of the interior, of its inhabitants and the Northeast population was under elaboration.